Ir para o conteúdo
acessibilidade


access
Página de Acessibilidade

BREVE HISTÓRIA DE PAULO DE FARIA

Um grupo de engenheiros encarregados de colocarem marcos para a abertura de estradas, acamparam nas proximidades de um riacho e observaram que lá banhavam numerosos patos, daí originou-se o nome “Patos”. Começava por volta de 1904 um núcleo de moradores, denominada de “arraial de Patos”. Quando o arraial não possuía nenhum recurso desde gêneros alimentícios a médicos, a presença do italiano Peregrino Benelli e sua esposa Antônia Correa da Silva, dentre os poucos fazendeiros residentes, foi muito importante, pois Peregrino tinha grande conhecimento da medicina e muitas pessoas buscavam, com ele, a cura para seus males físicos.

Em 28 de setembro de 1911, Peregrino Benelli e sua esposa fizeram uma escritura de doação de terras à diocese, na época, pertencente à Barretos. Iniciou-se assim o povoado conhecido como Arraial dos Patos, que pertencia à comarca de Barretos e mais tarde, à de Olímpia e à de Nova Granada. O primeiro distrito policial foi criado pelo Decreto-Lei de 14 de outubro de 1913, passando posteriormente a pertencer ao município de Olímpia. O crescimento do arraial levou-o à condição de distrito em 29 de novembro de 1921, com o nome de Patos, no município de Olímpia através do Decreto Estadual nº1.801. O clima, terras planas, solos férteis propiciaram o desenvolvimento no município com a existência de grandes latifúndios de pecuária e agricultura cujas sedes haviam se estabelecido no município.

E então, através do Decreto nº 9.775, em 30 de novembro de 1938, o distrito de Patos foi elevado à categoria de município com o nome de Paulo de Faria, a pedido do então governador Adhemar Pereira de Barros, em homenagem ao secretário de governo falecido, em desastre de avião.

Mais tarde, em 18 de novembro de 1954 foi criada a Comarca de Paulo de Faria e instalada em 29 de janeiro de 1955, abrangendo os municípios de Orindiúva e Veadinho do Porto (atual Riolândia). A partir desta data foi instalado o primeiro Fórum de Paulo de Faria.

Paulo de Faria possui uma Estação Ecológica, localizada na Rodovia Waldemar Lopes Ferraz (SP-322), km 555, com bioma de floresta estacional e cerrado, que originou-se de uma desapropriação pela Companhia Energética de São Paulo (CESP), ocorrida em 1979. É muito satisfatório para o Município, possuir em sua sede uma Estação Ecológica, pois além de grande valor cultural e científico, contribui também para a realização de pesquisas básicas aplicadas no meio ambiente e no desenvolvimento da educação conservacionista.

É uma cidade de lindas tradições culturais, gastronômicas e históricas, como: o encontro das bandeiras Santos Reis, berço do rodeio em touros, festa do peão, festa do padroeiro Senhor Bom Jesus, quermesse, grupo de catira, folia de reis, coruja, linguiça cuiabana de Paulo de Faria, quenga, dentre outras tantas delícias que o Município proporciona.

Nota-se que Paulo de Faria vem se desenvolvendo e evoluindo rumo ao progresso, para melhor atender à população e aos turistas que aqui vem visitá-la. Belíssima cidade, de um povo acolhedor, batalhador e com uma linda história!

BEM VINDO A PAULO DE FARIA!